ola q tal
A questão de gestão de pessoas nas organizações é fundamental, as organizações coorporativas foram evoluindo quanto ao valor do funcionário, com as mudanças sofridas pelas empresas as levara, em uma única direção: o reconhecimento do ser humano.
Creio que o principal ponto da área de gestão de pessoas seja a valorização dos funcionários, uma estratégia para o sucesso da equipe e consequentemente para a empresa. Sendo assim essa gestão necessita gerenciar e orientar as relações humanas no ambiente empresarial, no intuito voltado para a relevância do ser humano, pois de nada adianta dispor de todos os recursos materiais e financeiros, se as pessoas que utilizam não estão preparadas, com condições de produzir o que a companhia espera.
Vou citar duas experiências, a primeira que já vivenciei, onde eu fazia parte de uma equipe que todos tínhamos que responder ao mesmo coordenador. E a segunda onde o cenário é ao contrario, agora eu sou o coordenador da equipe, e estou evoluindo com o dia a dia, e nossas aulas sobre gestão de pessoas estão me ajudando muito.
1º CASO
Nessa primeira situação, não foi a melhor época no meu ambiente coorporativo, mas foi sim uma grande experiência para o meu aprendizado.
Eu tinha um líder autocrático, altamente centralizador, punia da pior forma possível que até afetava no salário, sempre ameaçando em desligar o funcionário da empresa. Isso consequentemente gerava uma enorme insatisfação, não só para mim, mas para todos da equipe. Começamos a desapegar do trabalho, não nos dedicando 100% a prestação de serviço aos clientes.
Era uma equipe e o trabalho tinha quer ser coletivo, porém o líder não tinha a mínima noção de motivar as pessoas, nem para realização, afiliação e muito menos a motivação de poder. Assim somamos a parte dos 70% dos funcionários que só fazem o que são pagos e alguns até passaram para a parte dos 10% que não fazem nada, só reclamam, tendo em consideração que todos nos estávamos fazendo