direito
Direito do Empregado - Advogado Online
FEVEREIRO 24, 2013154 COMENTÁRIOSRAFAEL PRAXEDES
Qual o prazo para pagar rescisão?
NOVIDADE: Agora você pode calcular seus direitos trabalhistas online. Clique aqui e acesse nossa Calculadora Trabalhista.
Essa é realmente uma dúvida MUITO comum entre os trabalhadores em geral.
Qual o prazo o empregador tem para pagar a rescisão, liberar a chave do FGTS e as guias de seguro desemprego?
Bem, vamos falar das 4 situações mais comuns no dia a dia de forma clara e objetiva, veja só:
EMPREGADO DEMITIDO COM AVISO PRÉVIO INDENIZADO (aviso prévio indenizado é aquele o qual o empregado cumpre em casa): Prazo de 10 dias corridos contados do dia do afastamento da empresa.
EMPREGADO DEMITIDO COM AVISO PRÉVIO TRABALHADO: Nesse caso, a empresa deve efetuar todos os pagamentos e liberação de guias no primeiro dia útil após o término do aviso prévio.
Nos casos em que o empregado decide folgar os últimos 7 dias no aviso trabalhado, o prazo para pagamento das verbas segue sendo o primeiro dia útil após o dia que terminaria o aviso.
EMPREGADO QUE PEDE DEMISSÃO E É LIBERADO DO AVISO PRÉVIO: Nesse caso, o empregador tem um prazo de 10 dias corridos para efetuar os pagamentos.
EMPREGADO QUE PEDE DEMISSÃO E CUMPRE O AVISO PRÉVIO: Quando o empregado pede demissão e cumpre o aviso prévio trabalhando, segue a regra do pagamento das verbas no primeiro dia útil após o cumprimento do aviso prévio trabalhado.
Cabe ressaltar que dentro desses prazos, o empregador deve PAGAR AS VERBAS, LIBERAR A CHAVE DO FGTS (quando houver) E GUIAS DO SEGURO-DESEMPREGO (quando houver).
Isto significa que esses prazos não são só para pagamento. O empregador deve cumprir todas as formalidades no prazo.
Prazo para pagamento das verbas trabalhistas
Prazo para pagamento das verbas trabalhistas
Mas aí vem a situação mais comum: O