Metodologia
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio FIB como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa, sob orientação do prof. Claudio Osnei.
Salvador, 03 de Abril 2014
1. Violência no Brasil
A violência é manifestada pela insegurança, medo, pânico, tirania, da opressão e do abuso da força, quando ocorre o constrangimento exercido sobre uma pessoa obrigando ela a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. A violência atinge a população das pequenas cidades assim como nos grandes centros urbanos do mundo.
Vários fatores colaboram para o aumento da violência, tais como, a urbanização acelerada, que movimenta um grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas e desta forma contribui para um crescimento desorganizado e desordenado das cidades, provocando vários problemas sociais, como, a fome, desemprego e ainda existem casos de miséria. Porém, nem todos os tipos de criminalidade são derivados das condições econômicas, são os casos onde é gerada de forma pessoal, onde a própria pessoa constrói fatores que acabam resultando em acontecimentos violentos como o desrespeito e o uso de drogas.
Circunstâncias refletem a conjuntura de uma nação, quando há falta de empregos, fazendo assim uma busca desesperada por melhores condições de vida; a falta de investimentos do Estado; e o principal motivo para gerar violência que vem abalando a história da humanidade é a desigualdade social.
A violência é apresentada em diversas formas e pode ser caracterizada como violência infantil, ao idoso, a mulher, violência psicológica, sexual, física, verbal, entre outras.
2. Violência contra a mulher
A violência contra a mulher pode ocorrer de várias formas, tais como: violência física, sexual, psicológica e econômica. E essas formas de violência seguem as mulheres por longos anos, que pode iniciar na infância indo até a fase idosa.
Outro tipo de