Etica e Cidadania
Inicialmente o IMPA ocupou uma sala do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), na Praia Vermelha, Rio de Janeiro. Além de seu diretor, Lélio Gama, faziam parte de seu quadro de pesquisadores, Leopoldo Nachbin e Maurício Peixoto, um grupo diminuto mas ilustre.
Seu prestígio acadêmico consolidou-se a partir de 1957, quando iniciou-se a realização dos Colóquios Brasileiros de Matemática, que acontecem a cada dois anos e de cerca de 50 participantes inicialmente, reune hoje mais de 1200 matemáticos. Naquele ano, o IMPA mudou-se para a Rua São Clemente, em Botafogo, e Elon Lima e Paulo Ribenboim passaram a integrar seu grupo de pesquisadores. A atuação do Instituto centrava-se na formação de pesquisadores e docentes mesmo sem ter um programa formal de pós-graduação, e no estímulo ao desenvolvimento de outros centros de pesquisa matemática no país. O intercâmbio científico com o estrangeiro era também muito estimulado. Sua biblioteca contou desde o início com coleções de periódicos de muito bom nível: hoje é considerada verdadeiramente excelente em padrões internacionais.
Antiga sede do IMPA em Botafogo Em 1957, o IMPA mudou-se para a Rua São Clemente 265, em Botafogo. O Instituto ocupou esse prédio durante dez anos.
Em 1962 iniciaram-se os programas de mestrado e doutorado em matemática mediante