Metodologia
A organização é um organismo vivo e as pessoas que nela estão inseridas é que promovem as transformações e potencializa a empresa a tomar as decisões necessárias em direção ao sucesso, no passado as pessoas não tinham muita importância nas empresas, eram apenas parte de um processo e se não servissem mais, era simplesmente substituído, hoje o cenário é outro, percebeu-se que o capital intelectual, a valorização do individuo como parte integrante e atuante do processo gera uma parceria de sucesso e bons negócios, mas até hoje existem empresas que tratam seus colaboradores como peça fácil de reposição sem levar em consideração suas necessidades o que gera grandes problemas.
As instituições não funcionam sozinhas, os cargos não tem vida própria, equipes empresas, corporações é resultado de um trabalho de um grupo de pessoas. Empresas não tem sucesso pessoas sim!
O maior patrimônio de uma empresa são seus colaboradores, eles fazem acontecer, pessoas dia após dia, doam de si em seu labor. Possuir uma equipe motivada é um ponto fortíssimo e saber alocar essa força em oportunidades é um enorme diferencial competitivo a ser explorado pelas organizações. Maximizar os pontos fortes, minimizar os pontos fracos, aproveitar as oportunidades e estar preparado para possíveis avanços, são pontos estratégicos para uma organização que quer se manter no mercado.
Uma organização,segundo Chiavenato,é formada por pessoas, com pessoas e para pessoas, elas são de extrema importância no processo produtivo e para o sucesso organizacional. Executam,controlam,gerenciam e comandam a empresa, além de também consumir os produtos e, ou serviços delas dependem praticamente todos os processos para o bom funcionamento organizacional.
O ser humano tem a necessidade de participação, de sentir-se parte do processo, de saber que sua opinião é importante e que pode ser usada como instrumento ou ferramenta para melhoria de processos internos ou até