metodologia
8.1 TIPO DE PESQUISA Caráter experimental, análise em laboratório. Será que tem que escrever mais?
8.2 MÉTODO UTILIZADO
Tendo como referência o livro ANALISE DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA Volume 1 e 2 cap. 8 do autor CHARLES F. TAYLOR cujo aborda o correto funcionamento do motor de combustão interna e seus processos de transformação físicas, tem-se atento ao sistema de arrefecimento como um dos sistemas mais importantes no veículo observando o trecho especificados pelo livro.
“O estudo das perdas de calor no motor é importante não apenas do ponto de vista da eficiência, mas também para o projeto do sistema de refrigeração e, talvez, por uma razão ainda mais forte como o entendimento do efeito do fluxo de calor, sobre as temperaturas de operação das peças do motor.”
CITAÇÃO DIRETA
Através do pressuposto defendido tem-se a preocupação do sistema manter sua integridade de funcionamento em temperaturas acima de 100 °C e pressão de trabalho próximo a 1 bar. O reservatório de expansão tem grande importância para o correto funcionamento do sistema, sua adequação para aplicação em um sistema de arrefecimento deve atender as exigências expressas pela ABNT NBR 13705, NBR 15563 cujo aborda a adequação a pressão e temperatura em que é submetido. Através de processos de melhoramento estrutural e redução de custos inseridos no componente a indústria mecânica visa diversos estudos para uma maior resistência e durabilidade do componente, avaliações experimentais visam uma avaliação do componente para homologação de um produto, os testes desenvolvidos visam simular uma situação em que o vaso de expansão seja avaliado em condições muito próximas as encontradas no veículo, sendo realizado em bancadas de simulação. O componente é instrumentado com termopar e tipo K e um display digital de temperatura para avaliação ponderal da temperatura no trabalho realizado pelo componente, para o aquecimento do líquido de arrefecimento até atingir a