Metodologia
Para poder analisar a importância dos vários tipos de rescisões é necessário fazer uma pesquisa através da bibliografia e leis pertinentes ao assunto.
Segundo Minayo (1993, p.23), pesquisa é: A atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma pratica teórica de constante busca, uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados.
Quanto a sua abordagem a pesquisa é qualitativa, pois visa esclarecer a complexidade do problema com base em estudos conceituais. De acordo com os autores Richardson(1999, p.80) e RAUPP E BEUREN(2003, p.91) “os estudos que empregam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, compreender e classificar processos dinâmicos vividos por grupos sociais”.
Por meio da pesquisa qualitativa se faz uma analise mais profunda a respeito do assunto a ser estudado.
Para a coleta de dados neste trabalho recorrersia à pesquisa bibliográfica. Segundo Gil(1993, p.98) a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído de livros e artigos científicos.
Portanto, esse trabalho será realizado, em relação a sua abordagem, uma pesquisa qualitativa, quanto aos seus objetivos, por uma pesquisa descritiva e, em relação ao procedimento bibliográfica, com a finalidade de reunir dados para o desenvolvimento do tema abordado.
Problemática
Segundo (Souza, Alexandre Luís de, 2007)
A pesquisa visa trabalhar a rescisão contratual de trabalho com justa causa e sem justa causa. Hoje existem duas legislações que tratam do contrato de trabalho com vinculo empregatício. Uma é a estatutária, especifica dos poderes públicos e a outra é “Celetista” (Consolidação das Leis de Trabalho), que rege os empregados do setor privado.
O enfoque nesta pesquisa é sobre os contratos de trabalho Celetista, onde são demonstradas as situações de rescisão