Rochas magmáticas
Como são constituídos os magmas sob o ponto de vista químico?
- silício; alumínio, ferro, magnésio, cálcio, sódio e potássio ( normalmente expressos sob a forma de óxidos –SiO2; Al2O3…)
Qual é o parâmetro que me permite classificar os magmas?
- o teor de sílica
Sendo assim há magmas pobres em sílica, com um teor de sílica intermédio e com um alto teor de sílica. Como se designam respetivamente?
- basáltico, andesítico e riolítico.
Como ocorre a cristalização e a diferenciação magmática?
- à medida que diminui a temperatura começa o processo da cristalização, isto é, de formação de cristais de matéria mineral;
- Quando o arrefecimento do magma ocorre à superfície ou muito perto dela, a velocidade de arrefecimento é muito rápida visto haver uma variação elevada de valores de temperatura, fazendo com que muitas substâncias nem cheguem a cristalizar;
- Pelo contrário, quando um magma começa a arrefecer em locais profundos da crusta terrestre ocorre a formação sequencial de minerais, possuindo cada um deles uma estrutura e composição química bem definida, ocorre portanto uma cristalização diferenciada;
- a matéria magmática residual, isto é, a parte do magma que não cristalizou possui composição química diferente do magma original.
Conclusão: Os minerais não cristalizam todos ao mesmo tempo; Primeiro, cristalizam os minerais de mais alto ponto de fusão, seguidos dos restantes, por ordem decrescente dos respetivos pontos de fusão: cristalização fracionada, sendo um dos processos responsáveis pela diferenciação magmática.
Qual a observação que Bowen fez quando em laboratório reduziu a pó uma rocha magmática e a submeteu a altas temperaturas ( transformando-a num magma) deixando-o em seguida arrefecer?
- Bowen verificou que os primeiros minerais a formarem-se eram a olivina e a plagióclase cálcica (anortite);
- Ao longo do arrefecimento do magma, formavam-se outros minerais e por isso o quimismo do magma