Metodologia
Neste capítulo serão discutidos os seguintes tópicos: o tipo de pesquisa realizada, os critérios para seleção de sujeitos pesquisados, os procedimentos adotados na coleta e no tratamento de dados e as limitações dos métodos empregados. 3.1 Tipo de Pesquisa A linha epistemológica desta pesquisa considera como relevante não só o tratamento estatístico dos dados obtidos diretamente da aplicação dos
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0212253/CA
questionários, mas também as percepções, opiniões e outras contribuições de caráter qualitativo, obtidas junto aos sujeitos objeto desta pesquisa. De acordo com a tipologia de Gil(1991) e Vergara(2003) esta pesquisa pode ser classificada da seguinte forma: a) Quanto aos fins: A pesquisa é exploratória, uma vez que há pouco conhecimento acumulado e sistematizado sobre o assunto, mas também pode ser considerada descritiva, pois expõe características de uma determinada população. b) Quanto aos meios: O principal método é o estudo de caso, focando a avaliação da qualidade das informações disponibilizadas no ambiente analítico da empresa para os usuários da área de Materiais e Serviços. De acordo com Yin (2001) a adoção do método de estudo de caso é apropriada quando a pergunta a ser respondida é do tipo “como” ou “por que” e o investigador não possui controle sobre os eventos.
68
3.1.1 Desenho da Pesquisa De acordo com Yin (2001) o desenho da pesquisa refere-se aos passos e as seqüências lógicas que devem ser realizadas do início ao fim da pesquisa, os métodos utilizados e os critérios de interpretação.
Levantamento de percepções Teoria sobre Qualidade da Informação, Data
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0212253/CA
Instrumento de Pesquisa
(questionários)
Estudo de caso da Objetivos Intermediários área de Materiais e Serviços
Warehouse, ferramentas de apoio à decisão...
Investigação Documental
Figura 9 – Desenho da Pesquisa
3.2 Revisão da Literatura A fundamentação teórica da