Relatorios de fisica
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FÍSICA III
DOCENTE: MIGUEL ABANTO
RELATÓRIO DO EXPERIMENTO: ELETRIZAÇÃO FORÇAS ELÉTRICAS
VICENTE MAURICIO DOS SANTOS NETO
JOCILEUDO SILVA
REGIANE NASCIMENTO
EDIS CARLOS
RAQUEL COELHO
RIO BRANCO, AC.
DEZEMBRO, 2012
Eletrização por Atrito
Objetivo
Demonstrar a existência das cargas elétricas e das forças de interação entre objetos carregados (objetos que possuem carga elétrica ou uma assimetria nas suas distribuições de cargas).
Introdução
Eletrização por atrito é o processo bem simples de geração de cargas eletrostáticas, o processo de eletrização por atrito se dá quando você atrita rigorosamente dois corpos feitos de materiais diferentes, um deles transfere elétrons para o outro de modo que o corpo que perdeu elétrons fica eletrizado positivamente enquanto o corpo que ganhou elétrons fica eletrizado negativamente, assim os dois corpos ficam com sinais opostos. A transferência de elétrons só ocorre devido todos os materiais terem propriedades diferentes entre si. Pois se atritarmos materiais iguais não ocorreria nenhuma eletrização.
A eletrização por atrito não acontece entre metais porque eles são bons condutores e a descarga é muito rápida, não conseguindo mantê-los eletrificado.
Na experiência, trabalhamos com os materiais; polipropileno e o acrílico e obtivemos o conhecimento daquele material que cede ou recebe elétron.
Material utilizado
a) Varinha de polipropileno de 8,00 mm de diâmetro e 175 mm de comprimento;
b) Varinha de acrílico de 8,00 mm de diâmetro e 175 mm de comprimento;
c) Lâmpada de neon;
d) Papel áspero e seco;
e) placa de policarbonato;
f) folha de acetato;
g) eletroscópio sem agulha;
h) cano