metodologia
O trabalho realizado por uma auditoria independente é posto à disposição do usuário externo ao se materializar na emissão de um relatório final denominado “parecer dos auditores independentes”, em que o auditor assume responsabilidade profissional, civil e criminal com relação à adequabilidade das informações contidas nas demonstrações contábeis.
A importância desse documento como forma de validação das demonstrações contábeis, bem como a necessidade de transparência do trabalho realizado por este profissional, são, portanto, salutares à sua representatividade no conjunto das informações apresentadas pela designada contabilidade financeira (SIQUEIRA, 2004). o presente artigo propõe-se a discutir sobre o parecer dos auditores independentes emitido no Brasil.
.
2. PROBLEMA
A auditoria independente é um trabalho de muita responsabilidade e traz consigo vários riscos. O auditor, a partir do momento em que ele emite o seu parecer sobre as demonstrações financeiras e assina, torna-se responsável pelas deficiências que o relatório vier apresentar. Quais são os fatores que podem influenciar para que o relatório do auditor independente apresente deficiências na formulação da sua opinião?
2.1. HIPOTESES
- .Falta de conhecimentos básicos dos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceite;
- A não observância das normas de profissionais do auditor independente.
,
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Expressar uma opinião sobre demonstrações contábeis com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, Demonstrar os tipos de parecer emitido pelo Auditor Independente, bem como demonstrar a eficácia dos mesmos para a tomada de decisão.
3.2 OBJETIVO ESPECIFICO
1. Conceituar e caracterizar a Auditoria Independente;
2. Conceituar e caracterizar o parecer de auditoria independente;
3. Identificar e