Invasão holandesa no Nordeste
Durante muitos anos muitos países que não concordavam com o Tratado de Tordesilhas (que dividia a américa entre o Reino de Portugal e o Reino da Espanha) tentaram criar colônias no território brasileiro, um deles foi a Holanda que no século XVII invadiu o nordeste do Brasil não tentativa de criar uma colônia para explorar o açúcar do Nordeste.
A esse conflito se deu o nome de ´´Invasões Holandesas´´. As Invasões Holandesas foram o maior conflito político-militar da colônia Brasil foi uma luta pelo controle do açúcar bem como das fontes de suprimentos de escravos entre Holanda e Portugal.
A resistência holandesa foi caracterizada com o reforço financeiro e militar vindos tanto dos lucros com o açúcar quanto vindo da coroa holandesa.
O INICIO DE TUDO
Os holandeses conheciam a vulnerabilidade das colônias portuguesas no litoral do nordeste e o por isso os administradores da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais decidiram atacar a então capital da Colônia, a cidade de Salvador na capitania da Bahia
Então o almirante Jacob Willenkes atacou e conquistou a cidade com um efetivo de cerca de 1.700 homens em 10 de maio de 1624. Os colonos ficaram em pânico e decidiram retirar-se para o interior. O governador-geral, Diogo de Mendonça Furtado escondeu-se no palácio porem tanto ele quanto seu filho e alguns oficias foram aprisionados e enviados para os Países Baixos. Então o governador da cidade passou a ser do fidalgo holandês Joham Van Dorth
Porem o domínio holandeses na capital baiana durou pouco mais de um ano pós em 1625 a Espanha enviou um reforço com uma poderosa armada de cinquenta e dois navios, sob o comando de D. Fradrique de Toledo Osório, que era marquês de Vilaneuva e Valduesa e também general da armada da Costa de Portugal. Esta foi a maior armada até então enviadas aos mares do Sul com quase 14 mil homens que derrotaram e expulsaram os holandeses em 1 maio de 1625.
PERNAMBUCO
A invasão à Bahia não rendeu nada além de um