Metodologia
LIXO EXTRAORDINÁRIO
Aluna: Georgia Freitas Medina Adm. Empresas – Noturno Setembro – 2012
SINOPSE
Lixo Extraordinário mostra a produção de obras de arte com material coletado no aterro do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Ao longo da produção dessas obras, entre 2007 e 2009, transformações se produzem na vida e nas visões de mundo dos sete catadores participantes do projeto - entre eles, Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores do Aterro.
Salvador, Setembro 2012.
QUESTÕES PARA ANALISE DO DOCUMENTÁRIO
1. Qual a questão central que o artista procura responder com o filme? Transformar com o seu trabalho a realidade das pessoas, fazendo arte a partir de elementos do cotidiano dos catadores, ou seja, transformando o lixo em arte. Dessa forma os catadores foram construindo seus próprios quadros, fazendo sua própria arte, com o envolvimento do Vik que também veio de origem humilde vai compreendendo a questão humana nessa realidade, fazendo e transformando positivamente a realidade dessas pessoas até então despercebidas e desconhecidas em nossa sociedade.
2. Quais os principais valores destacados no filme? Um misto de valores, como o orgulho do papel que desempenham na sociedade, determinação, dignidade, dentre outros. Podemos exemplificar com o Sr. Valter sobre o caminhão que grita para os colegas que “A luta é grande, mas a vitória é certa”, palavras sábias, ditas com um sorriso nos lábios, com humildade, esperança e mais uma vez o orgulho de estar fazendo um trabalho honesto. Quando o mesmo afirma também que