Anatomia sistemica
DE GOIÁS
SISTEMA NERVOSO
GOIÂNIA – 2012
Acadêmicos
Alessandra Moreira
Verônica Borba
Trabalho apresentado a Professora: Karollyne Hellen da disciplina, anatomia sistêmica da turma 1° período, turno matutino, do curso de Educação Física
Introdução
O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições .
A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso. As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.
Sistema Nervoso
Porção do sistema nervoso contida dentro do crânio e que compreende o cérebro, cerebelo, a protuberância e o bulbo raquidiano.
Nosso sistema nervoso central divide-se em duas partes:
Encéfalo - situado no crânio e formado pelos seguintes órgãos: cérebro, cerebelo, ponte ou protuberância e bulbo
Medula espinhal tebral - localizada no canal vertebral.
O encéfalo e a medula formam o sistema nervoso central
O encéfalo se aloja no interior do crânio, e a medula espinal no interior de um canal existente na coluna vertebral. O encéfalo e a medula são formados por células da glia, por corpos celulares de neurônios e por feixes de dentritos e axônios.
Sistema nervoso central - substância branca e cinzenta
A camada mais externa do encéfalo tem cor cinzenta e é formada principalmente por corpos celulares de neurônios. Já a região