Metodologia
Metodologia
Temática: Relações Públicas
Tema: Relações Públicas na Gestão de Crise
Problema: Quando uma organização apresenta uma crise, qual é o papel do relações públicas e quais são as medidas a serem tomadas para a solução?
Justificativa: As crises organizacionais são geradas de situações inesperadas, elas estão atreladas a falta de comunicação interna e externa, insatisfação de seus funcionários e clientes e panes. As crises podem ocorrer a qualquer momento e é preciso saber como está a imagem da empresa em relação a seu público e, também, deve-se fazer simulação de crise periodicamente, para que caso ocorra todos saibam como agir perante essa situação. Para o início da solução da crise, o relações públicas deve fazer uma identificação de seu público e uma pesquisa de opinião frente às suas políticas e atos, cumprindo um importante papel na fase do diagnóstico da situação. As crises, em seu lado positivo, podem gerar oportunidades de crescimento, melhorias na organização e trabalhar a imagem da organização.
Objetivo Geral: Diagnosticar a origem da crise, definir suas proporções e trabalhar para que esse fato não ocorra novamente pelos mesmos motivos.
Objetivos Específicos: Para o diagnóstico da origem da crise, deve-se buscar fatos que desencadearam essa situação, formando equipes para um melhor desenvolvimento do trabalho. Uma análise de crises anteriores pode ajudar a definir estratégias para a solução do problema atual. É necessário analisar os públicos e ter um porta voz preparado para transmitir todas as informações. É importante após a crise fazer uma documentação de tudo que ocorreu, analisar todo o prejuízo, trabalhar para a recuperação da imagem da organização perante o público e cumprir as promessas feitas durante o período de crise.