METODOLOGIA
MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL - UM MODELO ADAPTADO
Objetivo:
Inovar e efetuar melhorias contínuas.
Metodologia:
Propõe um modelo adaptado de manutenção industrial denominado TPM - Total Productive Maintenance, que, traduzido, resulta em Manutenção Produtiva Total, hoje considerada uma metodologia que auxilia na redução de ocorrência de falhas em instalações, máquinas e equipamentos nas empresas.
Resultados:
as organizações vêm buscando incessantemente novas ferramentas de gerenciamento, que as direcionem para uma maior competitividade através da qualidade e produtividade.
2° artigo
Referência:
Inteligência competitiva nos departamentos de manutenção industrial no Brasil.
Objetivo:
Mapear os principais canais de captação da informação utilizados pelos profissionais da manutenção industrial brasileira, demonstrando que o uso sistemático da Inteligência Competitiva pode trazer saltos tecnológicos e ganho de vantagem competitiva.
Metodologia:
Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, utilizando como instrumentos de pesquisa o método Delphi, entrevistas com profissionais da área e delineamento experimental de sistematização da I.C- Inteligência Competitiva em um departamento-piloto do setor automotivo.
Resultado:
Os resultados mostraram a utilização de fontes formais e informais em diferentes frequências de acesso e a fragilidade destes departamentos no uso não-sistemático de I.C, comprometendo os desafios supracitados.
Referência: PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA PARA UMA EMPRESA DO
SETOR METAL MECÂNICO DO VALE DO SINOS.
Objetivo: obter um maior controle dos equipamentos através da manutenção preventiva, com medidas que deverão ser tomadas para o aumento da vida útil dos equipamentos.
Metodologia: será elaborado um cronograma de manutenção, será acompanhado e diagnosticado quais equipamentos representam mais falhas de manutenção durante o mês.
Resultado: a principal forma que foram inicialmente analisadas foram