orçamento
Focado nos resultados de uma única atividade, resultados de um único plano. As peças orçamentárias são elaboradas a partir de determinado volume de produção ou vendas, que, por sua vez, determinam o volume das demais atividades em outros setores da empresa.
Uma vez que ele é elaborado, ele não muda. Permanece sem alterações desde seu principio, não se ajustando a mudanças. Mais aplicado nas funções administrativas.
Fontes: ADMINISTRADORES¹, HOJICONSULTING².
3.2. Orçamento Flexível
Engloba dois princípios básicos: controle e calculo de custos por produto e diversificação entre custos fixos e variáveis.
Auxilia a empresa a calcular sua capacidade, prevendo seus custos para vários níveis de atividades. Somente é eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz , o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fabrica produz.
Possibilita avaliar e controlar os custos de despesas operacionais e de fabricação.
Fontes: ADMINISTRADORES¹, HOJICONSULTING².
3.3. Orçamento Contínuo (Rolling)
Analisar o que deu certo e o que deu errado naquele período que foi elaborado o orçamento, analisar detalhadamente as receitas e as despesas para ter base para a elaboração do período futuro. O orçamento continuo cobre em torno de 12 meses, sendo que se pode revisa-lo mensalmente, trimestralmente e semestralmente, resultando em um orçamento mais claro e detalhado.
Usado em empresas que trabalham com produtos com ciclo de vida reduzido e processos que necessitam de rapidez nas mudanças.
Fontes: ADMINISTRADORES¹, HOJICONSULTING².
3.4. Orçamento Beyond Budgeting
Criar um ambiente de trabalho favorável, com autogerenciamento e uma cultura organizacional vinculado com responsabilidade, fornecendo assim uma cadeia de motivação, produtividade e melhor atendimento aos clientes da empresa, isso requer liderança e visão. O orçamento é projetado a médio e longo prazo, em