fenomenos de transporte exercicios
Temperatura e calor são freqüentemente confundidos como em "asse isso no forno em calor moderado ". A partir do exemplo diferencie esses dois conceitos da forma mais parecida que conseguir.
R: Temperatura é a grandeza física associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem os corpos.
Calor é definido como sendo energia térmica em trânsito e que flui de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura existente entre eles, sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio.
Exercício 7
Um ventilador não esfria o ar que circula, mas o esquenta levemente. Como pode, então, lhe refrescar?
R: O movimento do ar estabelece uma corrente de convecção, com o ar mais quente subindo, e o ar mais frio ocupando-lhe o lugar, refrescando o ambiente.
Exercício 11
Como você pode usar da melhor maneira possível uma colher para esfriar um copo de café? Mexendo – o que envolve realização de trabalho – provavelmente vai esquentá-lo ao invés de esfriar.
R: Resfriando a colher em baixa temperatura e introduzindo no copo de café assim as temperaturas se equilibrarão.
Exercício 14 Você põe a mão dentro de um forno quente para tirar uma forma e queima seus dedos nela. Entretanto, o ar em torno dela esta a mesma temperatura, mas não queima seus dedos. Por quê?
R: Porque a forma, feita de metal como o alumínio, por exemplo, conduz muito mais o calor do que o ar.
Exercício 20
Os mecanismos fisiológicos, que mantém a temperatura interna de um ser humano, operam dentro de uma faixa limitada de temperatura externa. Explique como essa faixa pode ser aumentada, para os dois extremos, com o uso de roupas.
R: No verão, usam-se roupas claras, que refletem as radiações solares, e soltas, que favorecem a convenção do ar, ventilando o corpo. Com as roupas mais grossas de inverno, a camada de ar junto da pele, aquecida por irradiação do corpo, funciona como isolante térmico.
Exercício 31
Por que as panelas de aço