Células eucariontes e procariontes
A célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos.
Somente a célula tem a capacidade de manter a vida e de transmiti-la. A presença ou ausência de um núcleo é utilizada como base para uma classificação simples, mas fundamental para todos os organismos.
Todas as células são formadas por uma membrana plasmática e pelo citoplasma. A membrana plasmática é uma estrutura fina que delimita a célula, separando o meio extracelular do meio intracelular, enquanto que o citoplasma é o espaço intracelular, o qual se encontra preenchido por um líquido gelatinoso chamado citosol. Além dessas duas estruturas básicas, as células podem ter diversas outras estruturas na sua constituição, formando dois padrões de células distintas: as células procariontes ou procarióticas, e as células eucariontes ou eucarióticas.
Os organismos cujas células têm um núcleo são chamados eucariotos (a partir das palavras gregas eu significando “verdadeiro” ou “real”), e karyon, uma parte “central” ou “núcleo”). Os organismos cujas células não tem núcleo são chamados de procariotos (a partir de pro, significando “primitivo”).
Célula procarionte
As células procariontes são tipicamente esféricas, semelhantes a um bastão ou em forma de um saca-rolhas e pequenas e por essa razão nutrientes e dejetos são transportados para dentro e fora da célula pela membrana plasmática, embora existam algumas espécies gigantes. Essas células constituem as Bactérias e Archaea.
As células procarióticas têm uma cobertura protetora resistente, chamada de parede celular, envolvendo a membrana plasmática, que envolve um único compartimento contendo o citoplasma e o DNA, geralmente não apresentam membranas dividindo o citoplasma em compartimentos.
Essas células não se dividem por mitose e seus filamentos de DNA não sofrem o processo de condensação que leva a formação de cromossomos visíveis ao microscópio óptico, durante a divisão celular.
A maioria dos procariotos vive como um