Metodologia
Demonstrar através dos dados científicos o verdadeiro foco que tem influenciado em grande proporção a criminalidade entre os adolescentes.
2. PROBLEMA
O principal fator que influencia a criminalidade na adolescência atualmente é a desigualdade social. Questões como: exclusão social, impunidade e falhas na educação familiar também têm levado ao aumento de menores infratores, mas a desigualdade social aparece como maior índice desse problema. Outra questão que tem ampliado tal situação é o fato de a mídia constantemente mudar foco, trazendo a tona discussões sobre a redução da maioridade penal, esquecendo-se que a mesma, não diminui a violência, nem tão pouco ameniza a situação. Além de focarem nos efeitos e não nas causas de tais acontecimentos.
O que chama a atenção é a maneira como a grande mídia aborda o assunto de forma confusa e contraditória, pois é visível a primeira reação da grande maioria quando um adolescente comete um crime grave. Em geral é gritar pela redução da maioridade penal. Dificilmente vemos a mesma reação quando a vítima mora na periferia (nesses casos, a notícia vira apenas uma notinha nas páginas policiais).
, adotar medidas que visem transformar esses jovens em cidadãos para o convívio em sociedade. Trancafiá-los dentro de uma cela não é a única saída para resolução do problema, mas sim parte de um trabalho social na recuperação desses adolescentes.
sábado, 18 de maio de 2013 - 01:15 A desigualdade social é uma das principais causas da marginalidade
A saída seria adotar um sistema onde os menores de 18 anos paguem por seus crimes como adultos e os jovens com idade compreendida entre os 14 e 16 anos que cometam algum tipo de crime devem passar por avaliações psicológicas e psiquiátricas, e caso seja constatado que esse jovem está consciente do mal que cometeu também deverá pagar por seu crime como os de 16 anos e os acima de 18 anos.
É um absurdo que, ainda hoje, uma pessoa seja