Metodologia
Ex: Documentar os fatos envolvidos na pesquisa e quais são os tipos de pesquisa.
Pesquisa de campo: A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. Ciência e áreas de estudo, como a Antropologia, Sociologia, Psicologia, Economia, História, Arquitetura, Pedagogia, Política e outras, usam freqüentemente a pesquisa de campo para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, com o objetivo de compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade. (PENA FUZZI, LUDMILA. O que é a Pesquisa de Campo. Em: . Acesso em: 16 de setembro 2013.)
Ex: Ir no Presídio de Chapecó e fazer um estudo para saber os índices de reincidência.
Pesquisa participante: O movimento da pesquisa de participante tem como um dos pontos de partida a decepção diante da pesquisa tradicional. Entende-se por pesquisa tradicional aquela feito dentro dos cânones metodológicos usuais, de feição empirista e positivista, que selecionam na realidade social aquilo que cabe no método. (Brandão, C. R., org. Pesquisa participante. São Paulo, Brasiliense, 1982, apud DEMO, Pedro, 1995, p. 231).
Ex: Elaborar um projeto de capacitação para os agricultores.
Pesquisa de opinião: A pesquisa de opinião é feita por amostragem. Esse é um método baseado em estatística para que não seja preciso entrevistar todos os habitantes de um estado, por exemplo. Dessa forma, só um grupo representativo faz parte da pesquisa de opinião.