Metodologia
SILVA JUNIOR, Reinaldo. O lugar da psicologia na educação contemporânea. Faculdade Pitágoras do vale de Aço. Ipatinga-MG. ABRAPSO, 2009.
Introdução:
Propõe- se a discutir os desafios da escola contemporânea diante dos problemas de aprendizagem e da inclusão. A escola contemporânea está diante da complexidade das relações sociais, necessitando rever seus paradigmas, na medida em que ainda ocupa um lugar central e de referência na vida das pessoas. Um dos maiores desafios enfrentados pela escola contemporânea refere-se aos impactos gerados pela educação inclusiva, o que a coloca diante da diferença, seja nos aspectos de constituição subjetiva ou de aprendizagem. Sendo assim, a escola precisa repensar sua identidade para não somente acolher a diferença, mas também assegurar a permanência e a aprendizagem.
Das relações entre a psicologia, a educação e a saúde.
Propõe-se observar de acordo com o texto que o conhecimento é a matéria prima da educação do futuro deverá ser ensino primeiro e universal centrado na condição humana, ou seja, o conhecimento com a qual a educação deve trabalhar, é o conhecimento antropológico assim como o entende a filosofia. Quando alcançamos os conceitos da educação, saúde e psicologia são apenas uma das ferramentas utilizadas na construção de um ideal de sociedade e de ser humano.
Evolução da instituição escolar e seus novos desafios no século XXI
De acordo com o texto talvez o grande desafio da escola no século XXI seja o de conduzir seus alunos por uma via de conhecimento que não se desgaste em si mesmo mais que possibilite compreender a realidade. O projeto educacional fará com que as escolas orientem seus currículos para áreas como éticas e religião.
A escola pública contemporânea: possibilidades para a formação e para a atuação
Um dos desafios contemporâneos da escola é contribuir para a formação moral e ética dos alunos-cidadãos. É fundamental que, nos