Metodologia
Foi utilizada para o desenvolvimento deste relatório, a metodologia descritiva e exploratória com abordagem qualitativa “in Loco”. Para uma melhor apreensão da realidade, têm-se como referência os pensamentos, sentimentos e crenças dos sujeitos da pesquisa.. Analisamos os procedimentos realizados através da técnica de observação, conjugando com a pesquisa bibliográfica e levantamento de dados por análise.
1. TIPO DE PESQUISA
Correspondem a uma pesquisa qualitativa, com observação em pequenos detalhes como acolhida por parte da Unidade Escolar, planejamento dos coordenadores, professores, funcionários e participação da comunidade nas atividades da escola e exploratória visando familiaridade com o contexto.
1.1 PARTICIPANTES
Um diretor coordenadora que contribuíram com abordagem analítico - pedagógico comportamental, atuando em atendimento didático com no mínimo 15 anos de experiência uma supervisora que atua na proficiência do magistério com larga experiência aprofessora regente Ena Marques de Oliveira, da coordenadora do Estágio Maura Alves Farias, e do grupo de estágio Maria da Conceição Campos dos Santos Edineide Gomes do N Silva e Luiza A. Silva
1.2 INSTRUMENTOS DE COLETA DOS DADOS
A própria estagiária elaborou um questionamento investigativo que possibilitará saber o quantitativo de ações (na observação) existentes nos segmentos supracitados. Os instrumentos utilizados correspondem a uma entrevista semi - estruturada, a partir de um roteiro previamente elaborado, composto por questões abertas, semi - abertas e fechadas. (ver Anexo I). A entrevista foi elaborada pela estagiária, para coletar informações relacionadas às atividades desenvolvidas na Unidade.
1.3 PROCEDIMENTOS DE COLETA DOS DADOS
1ª Etapa: Escolha aleatória de professores que atuassem em atendimento didático pedagógico com tempo de graduação superior a 5 anos, e monitores que auxilia no cuidado com as crianças com experiência superior a 3 anos na área da