Metodologia
Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações,entrevistas e achados arqueológicos. O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.
A pré-história é o período anterior ao aparecimento da escrita, por volta do ano 4000 a.C..Seu estudo depende da análise de documentos não-escritos, como restos de armas, utensílios, pinturas, desenhos e ossos. O gênero HOMO apareceu entre 4 e 1 milhão de anos a .C.. Aceita-se três etapas na evolução do homem pré-histórico, entre os estudiosos. São elas:
I - PALEOLÍTICO (idade da pedra lascada)
É o período da história humana compreendido entre 500.000 a 18.000 a.C
Características
Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais, da pesca e da coleta de frutos e raízes.
Usavam machados, martelos, lâminas e arpões feitos de pedra lascada. Arco e flexa feitos de madeira, anzóis e agulhas de osso. Usa peles de animais como vestimenta, domina o fogo para cozinhar alimentos e defesa de animais. Tem sentimento religioso: enterrava os mortos e protegiam os túmulos com pedras, acredita na magia: a arte rupestre tinha um sentido de magia para eles, pintavam figuras de animais, de cadáveres, e cenas de caça. Desenvolve a linguagem para se cominicar.
Dois grandes avanços no Mesolítico foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Isso proporcionou a sedentarização, pois tornou-se necessário a habitação fixa. Nesse período ocorreu a divisão do