Metodologia
Flávio Pereira de Carvalho
INTRODUÇÃO
Introdução significa início ou começo. Quando se refere a trabalhos acadêmicos, a introdução tem a função de apresentar resumidamente ao leitor o tema que será desenvolvido e de que forma será apresentado ao longo do trabalho.
Todos os trabalhos escolares que exigem a composição de textos para apresentação de idéias (redação, artigos, monografias ou teses), e é obrigatório que haja uma parte introdutória, uma parte de desenvolvimento e uma conclusão. O nível de aprofundamento do tema depende do tipo de trabalho que será escrito.
Numa dissertação simples, a introdução deve anunciar ao leitor qual assunto será discutido ao longo do texto. É uma apresentação sintetizada do tema abordado e uma contextualização com a realidade. Em trabalhos acadêmicos, seguindo uma metodologia científica, a introdução deve também caracterizar o tema abordado, mencionar os objetivos e resultados da pesquisa, indicar a relevância do trabalho, etc.
O termo “introdução” também designa a ação de introduzir um novo tema ou ideia. Por exemplo, um livro que tenha o objetivo de apresentar as bases de um determinado tema para posterior aprofundamento do mesmo, tem normalmente o título: “Introdução à .... Economia, Psicologia ou Filosofia”
RESUMO
O resumo é um texto que sintetiza o conteúdo de um documento ou livro, abordando as idéias principais em uma quantidade reduzida de palavras.
A maioria dos tipos de resumo é elaborada de forma que não seja necessária a consulta do livro ou documento completo, para determinar se o assunto é relevante ou não para o leitor.
Os tipos de resumo se subdividem em:
Resumo crítico é aquele que também é chamado de resenha
Resumo indicativo é aquele que apenas indica os pontos principais do livro ou documento, sem prolongar ou discorrer sobre esses pontos. Não mostra dados qualitativos ou quantitativos, sendo assim sempre que necessário deve-se consultar e