Weber, Durkheim e Marx
este capítulo serão estudadas as teorias clássicas sobre o objeto de estudo das
Ciências Sociais, a partir das concepções de Weber, Durkheim e Marx.
São chamados teóricos clássicos das Ciências Sociais (Marx, Durkheim, Weber) porque discutiram e analisaram com profundidade estas questões; e, devido às suas contribuições, servem até hoje de inspiração para os sociólogos contemporâneos e outros cientistas sociais.
As CIÊNCIAS SOCIAIS, por apresentarem diferentes abordagens, métodos, instrumentos, conceitos para estudar a mesma realidade social
(sociedade capitalista); por haverem discordâncias entre os mesmos quanto à objetividade científica aplicada no conhecimento da vida social; quanto à natureza da sociedade (sua origem e problemas); os fenômenos sociais (observáveis ou não) que devem ser estudados; têm três respostas clássicas para estas questões.
Mas, antes de aprofundarmos você sabe o que é objeto de uma ciência?
Você sabia que foi a partir dos clássicos das Ciências
Sociais que foi possível conhecer a sociedade capitalista?
Fonte 2: Arquivo Ulbra Ead
Por Prof(a). Ellen Plumer
Toda ciência possui um objeto de estudo.
Objeto de estudo, significa a área ou campo do saber e/ou de estudo a que as ciências se dedicam. No caso das Ciências Sociais, sua área de estudo explica as razões que tornaram possível os homens (com seus diferentes sistemas políticos, econômicos, crenças, valores, formas de agir, pensar e sentir) viverem em sociedade.
A concepção do objeto das ciências sociais depende da resposta que se dá à questão sobre: o que torna possível a organização social das relações entre os homens em sociedade?
Objeto de estudo: Ciências Sociais?
A resposta a pergunta: o que torna possível a organização social das relações entre os homens na sociedade, delimita o objeto de estudo e de explicação das Ciências Sociais.
www.ulbra.br/ead
Concepções Teóricas Clássicas das Ciências Sociais: Weber, Durkheim e Marx