Metodologia e Teologia - Projeto de Pesquisa
Tema: Aborto
Recorte: Posicionamento da Igreja Batista pensa sobre o aborto.
Problema: Qual o posicionamento da Igreja Batista sobre o aborto?
Hipóteses:
1. A Igreja Batista se posiciona contrariamente ao aborto.
2. A Igreja Batista sustenta uma visão cristã da realidade fundamentada nos evangelhos e, portanto, assume uma perspectiva de valorização de toda e qualquer vida humana.
3. A Igreja Batista comunga com a tradição do cristianismo ocidental no que se refere à condenação do aborto como equivalente a supressão da vida humana (homicídio/pecado).
Objetivo Geral: Analisar o problema
Objetivos Específicos:
- Demonstrar que a Igreja Batista se posiciona contrariamente ao aborto.
- Comprovar que a Igreja Batista sustenta uma visão cristã da realidade fundamentada nos evangelhos e, portanto, assume uma perspectiva de valorização de toda e qualquer vida humana.
- Evidenciar que a Igreja Batista comunga com a tradição do cristianismo ocidental no que se refere a condenação do aborto como equivalente a supressão da vida humana (homicídio/pecado).
Metodologia: Pesquisa explicativa de enfoque qualitativo com base na triangulação de dados entre a literatura disponível sobre o tema, a opinião de uma amostra de Sacerdotes e fieis batistas e observação participante.
Marco teórico: Considerando que ,no Brasil, a maioria da população é predominante mente religiosa, mesmo constituída de varias vertentes (maioria cristã), podemos afirmar que ,em geral, as pessoas apoiam que o aborto seja considerado crime. Na pesquisa em questão abordaremos a questão do aborto sob a visão da Igreja Batista.
Justificativa: De forma geral, podemos dividir os brasileiros com três opiniões: os que são contra o aborto pois acreditam que a alma se instala no momento da fecundação; os que são a favor no ponto de vista biológico, que acreditam que até a 12ª semana, por não ter sistema nervoso desenvolvido; e os que acreditam que já que os abortos