METODOLOGIA UNIDADE 1 OK
Informações
Observação/experimentação gerou o conhecimento, o que fez com que o homem criasse objetos para solucionar as necessidades que começou a sentir. Desvendou fenômenos
Com a modernidade foram se aprimorando os conhecimentos e métodos de utilização
Conhecimento é histórico
(muito raro conseguir criar-se algo)
Ciência: sequencia de acréscimo de conhecimentos racionais e verificáveis da realidade. Busca, investigação de soluções de problemas propostos.
Tipos de conhecimento:Mítico, artístico, filosófico, teológico, senso comum, cientifico
Senso comum: forma simples q o homem utiliza para interpretar a si mesmo, o seu mundo e o universo. Experiências vivenciadas ou transmitidas por pessoas. Característica = Espontaneidade – necessidade do homem em resolver problemas, ligado a experiência é elaborado por instinto, com espontaneidade, sem seguir um método; linguagem – termos e conceitos vagos os conceitos se modificam conforme convivência; subjetividade – imediatismo e crenças pessoais é subjetivo e limitado, vago e superficial com a realidade. Definidos pelos interesses, crenças, expectativas...; validade – quase sempre técnicas são utilizadas desconhecendo se são corretas. Senso comum é eficaz, util e correto qnd as soluções se repetem. Mas podem ser alteradas.
Senso comum orienta o cotidiano. Constata continuidade entre eventos, objetos
Ametódico, assistemático, oral, subjetivo e heterogenio. Construído de modo imediato, experiências, vivencias, crenças, valores. Conservador, conformista e ideológico. Ajudou a criar a cultura
Imaginação e interpretação = criou-se mitos
Conhecimento cientifico: senso comum, intuição é frágil e construiu o ciencifico, mais confiável e bem elaborado metodicamente. Relação entre o sujeito e o objeto conhecido. Não qr apenas solucionar problemas do cotidiano, qr tbm fornecer explicações. Exige demonstrações, testes. Conhecimento causal e metódico dos fatos. Classifica, compara, aplica métodos.