SMED - SETUP
Na era atual o fator chave da competitividade entre empresas é o diferencial. Este diferencial pode ser atingido de várias formas, quer através da inovação ao nível dos produtos inovadores, quer através da inovação ao nível dos processos produtivos. Em alguns setores do meio industrial, um dos pontos críticos do processo produtivo são as mudanças de formato, visto que estas operações não acrescentam valor ao produto, mas são indispensáveis à produção. Dependendo da produção e da quantidade de produtos produzidos, as mudanças de formato podem ser decisivas para o sucesso ou fracasso de uma empresa.
Para conseguir sobreviver na concorrência do mercado atual, a empresa tem de reduzir custos e simultaneamente produzir produtos com qualidade. A melhor maneira de reduzir custos é através da implementação de melhorias no seu processo produtivo. Desta forma, a empresa introduz melhorias ao nível das mudanças de formato, de modo a minimizar os tempos de paragem de produção e assim atingir os seus objetivos.
Segundo Fogliatto e Fagundes (2003), “a redução dos tempos de setup podem acarretar em redução de estoques, retrabalho dos produtos e ociosidade das máquinas.” Uma técnica apontada em diversos experimentos para a redução dos tempos de setup é o método SMED.
Por isso, a R&B PLÁSTICOS DA AMAZÔNIA, uma empresa que existe há 17 anos no segmento de injeção plástica, aceitou que fosse realizado por nós, um grupo de alunos do curso técnico em mecânica, uma proposta de melhoria diretamente em um de seus postos de trabalho, onde se aplicou a ferramenta SMED para reduzir o tempo de setup de uma máquina injetora, que era muito alto e acarretava em acúmulo de estoques, produção em grandes lotes e ociosidade de máquinas.
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 Objetivo Geral
Reduzir os custos e desperdícios de perda de tempo da empresa R&B PLÁSTICOS DA AMAZÔNIA, através da aplicação da metodologia SMED no processo de troca de molde de uma máquina injetora de