metodologia trabalho completo
1.1 TEMA
Adoção por casais homoafetivos.
1.1.1 Delimitação do Tema
Possibilidade Jurídica de adoção de crianças e adolescentes por casais homoafetivos.
1.2 PROBLEMA
A elaboração de uma lei que regulamente a adoção por casais homoafetivos contribuiria para o término do preconceito existente na sociedade?
1.3 HIPÓTESE(S)
A elaboração e aprovação de uma lei que regulamente a adoção por homoafetivos diminuiriam o preconceito em relação a esses casais. Todavia, para que ocorra o término dessas atitudes, esse será a longo prazo, visto que vivemos em uma sociedade que se mantém firme em relação às tradições e culturas dos nossos ancestrais.
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 Geral Analisar alguns princípios constitucionais e a garantia da possibilidade da adoção por casais homossexuais, uma vez que não há qualquer impedimento em nosso ordenamento jurídico. Também examinar se a sociedade estará preparada psicologicamente para aceitar sem descriminação essa nova formação de família.
1.4.2 Específicos
—Investigar se essa adoção por casais do mesmo sexo trará algum prejuízo ao adotando; —Compreender a importância da criança ou adolescente ser inserido em um âmbito familiar, independentemente da opção sexual dos adotantes; —Verificar se à luz dos princípios da dignidade humana e isonomia é possível a adoção por homoafetivos; —Analisar os efeitos provocados pelo preconceito nesses casais homofetivos.
1.5 JUSTIFICATIVA
Notamos, nos dias atuais, que as pessoas estão bem mais desenvolvidas e abertas para assuntos que no passado eram “proibidos”. Contudo, o preconceito em relação aos casais homossexuais é antigo e se renova de geração em geração, comprovando-se que quando se trata de um casal homoafetivo a sociedade não evoluiu, e quando se fala sobre a vontade de um casal de formar uma família e adotar uma criança, vemos que isso sempre gera muita polêmica e