metodologia senso comum
A ciência é uma evolução, uma progressão do senso comum, porém encara os fatos de forma racional baseada em dados, difundidos por estudiosos (cientistas). A ciência não compreende toda a realidade, mas somente o que lhe interessa.
Enquanto o senso comum é movido por emoções e desejos, a ciência é totalmente objetiva. A ciência busca estabelecer métodos que garantam a credibilidade de suas informações.
Apesar das diferentes visões, o senso comum e a ciência têm pontos em comum. Ambas têm a necessidade de compreender o mundo, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e ambas investigam não a totalidade, mas apenas os acontecimentos que se apresentam como problemas.
Tanto o senso comum quanto a ciência não são baseados em conceitos concluídos, eles estão em desenvolvimento. São embasados em teorias que melhoram os problemas em diversas situações, como se fossem receitas. Enquanto estas teorias atendem às expectativas, são mantidas; se não atendem, outras teorias mais eficazes são criadas.
No caso da ciência, esta teoria tem que ser universalmente válida, tem que funcionar em todos os casos, independente da localidade. Se esta passar a apresentar muitas exceções, é revisada e perde a credibilidade. Assim como na ciência, no senso comum, enquanto este conhecimento resolve os problemas, ele é simplesmente aceito, sem gerar dúvidas ou questionamentos.
As teorias científicas são baseadas em dados, que necessitam ser interpretados, trabalhados pela imaginação humana, pois sozinhos não fornecem informação alguma. Um sistema científico é resultado de uma atividade criativa.