Metodologia letras
~* CONCEITOS GERAIS *~
Sintagma É uma unidade formada por uma ou várias palavras que juntas, desempenham uma função na frase.
Unidades Sintáticas da Língua: também conhecidas ainda como Sistema de Unidade Hierarquizadas. Conforme Azeredo (1990),
“A estrutura gramatical do português comporta vários níveis. O morfema é a menor unidade dessa estrutura; e o período, a maior. Acima do nível dos morfemas acha-se o dos vocábulos; acima deste, o dos sintagmas, a que se superpõe o das orações. Esquematicamente, temos: período, oração, sintagma, vocábulo, morfema.”
Tipos de Sintagmas: O sintagma se caracteriza conforme o tipo gramatical dos seus elementos nucleares. Desse modo, podemos dividi-los em: → → → → → Sintagma Nominal: quando o núcleo do sintagma é um nome. Sintagma Adjetival: quando o núcleo do sintagma é um adjetivo. Sintagma Verbal: quando o núcleo do sintagma é um verbo. Sintagma Preposicional: quando o núcleo do sintagma é uma preposição. Sintagma Adverbial: quando o núcleo do sintagma é um advérbio.
~* SINTAGMA ADJETIVAL *~
Conforme já foi dito, o Sintagma Adjetival tem como núcleo um adjetivo. É constituído apenas por adjetivo ou acompanhado de elementos tais como: → advérbios → intensificadores → modificadores adverbiais → sintagmas preposicionados
Formação do Sintagma Adjetival Incorporado ao Sintagma Nominal: → exerce, sintaticamente, a função de adjunto adnominal; → do ponto de vista semântico, exerce função papel restritivo.
delimitadora,
graças
ao
seu
Ou seja: Quando anteposto ao substantivo, exerce a função explicitadora. Ex.: Os velhos sapatos da rainha. Quando posposto ao substantivo, exerce a função restritiva. Ex.: Os sapatos velhos da rainha.
Sintagmas adjetivos derivados por meio de preposição - Ocorrem obrigatoriamente após o