Metodologia kepner e tregoe
Metodologia Kepner e Tregoe
Vitória, 2012
Metodologia Kepner e Tregoe (KT)
A empresa foi fundada em 1958 pelos ex-pesquisadores da RAND Corporation o Dr. Charles Kepner e Dr. Benjamin Tregoe. Eles são mais conhecidos por sua técnica de processo racional, e juntos escreveram o livro "The Rational" publicado em 1965 e "Gerenciador de The New Rational" publicado em 1981. KEPNER & TREGOE (1981) identificaram, através da observação das táticas dos administradores em atuação, sete conceitos básicos na análise de problema (chegar à causa) e sete na tomada de decisões (escolher o que fazer a tal respeito). O administrador que os compreende não é tentado a chegar a conclusões prematuras quanto às causas de um problema.
1. ANÁLISE DO PROBLEMA Estes passos são enunciados formalmente em sete conceitos básicos da análise de problema:
A)Padrão de desempenho esperado, um “deveria” contra o desempenho real.
A primeira ação exigida de um profissional envolvido em análise de problemas é o reconhecimento das áreas de problema. Isto é feito a partir do levantamento da situação dentro de sua área de responsabilidade, comparando o que realmente está acontecendo com o que acredita que deveria estar acontecendo.
B) Um problema é um desvio de um padrão de desempenho.
Geralmente, um administrador tem de selecionar um de diversos problemas para resolver, e o faz estabelecendo prioridades de urgência, severidade e potencial de crescimento.
C) O desvio deve ser identificado, localizado e descrito com precisão.
Para assegurar precisão, um analisador de problemas especifica qual é o problema, descrevendo-o exatamente em termos de quatro dimensões: identidade, localização, tempo e extensão. Ele também descreve o que o problema não inclui e assim, traça uma linha divisória ao redor do problema para distinguir sua área exata.
D) O que distingue o que foi afetado pela causa, daquilo