Metodologia Gabryella
METODOLOGIA
MANAUS – AM
2015
ANA GABRYELLA ARAÙJO RIBEIRO N:05
BRUNA CASTRO FERREIRA N:10
TEMA: CARNAVAL
Trabalho solicitado pela Professor(a): Ederlene disciplina de Metodologia Serie: 6 ano – Turma 05.
MANAUS – AM
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1.HISTÓRIA DO CARNAVAL NO BRASIL 5
1.1 RIO DE JANEIRO 8
1.2 PERNAMBUCO 9
1.3 BAHIA 9
1.4 SÃO PAULO 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 12
INTRODUÇÃO
Carnaval, tempo de festa, de alegria, de liberdade, de folia, de descanso ou de fuga para um lugar tranquilo, longe dos festejos e da agitação. Seja como for sua relação com o Carnaval, esta festa tipicamente brasileira tem muita história a ser contada, e está na raiz de alguns de nossos mais importantes patrimônios culturais.
‘Vamos conhecer o caminho percorrido, ao redor do mundo, pela mais antiga das festas; as origens e a evolução do Carnaval brasileiro; as expressões regionais; a festa carioca, como ela alimentou o samba e influenciou nossa música erudita e popular; uma experiência educativa na Estação Primeira.
1. HISTÓRIA DO CARNAVAL NO BRASIL
O carnaval no Brasil tem suas raízes históricas no período colonial, tornando-se uma lucrativa atividade comercial no século XX.
Desenho de Jean Baptiste-Debret (1768-1848) mostrando a brincadeira do entrudo entre os escravos.
A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos. Estes saíam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas. Tais bolinhas nem sempre eram cheirosas. O entrudo era considerado ainda uma prática violenta e ofensiva, em razão