Metodologia do trabalho acadêmico
Gelso Tavares Prof. Jose Tafner Antonio César da Silva Iris Weiduschat
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSEL VI Metodologia Do Trabalho Acadêmico 21/01/2008
RESUMO
Uma visão construtivista do ensino e aprendizagem nos meios didáticos recoloca o problema da formação do professor, ressaltando a importância do seu conhecimento científico e da natureza de sua competência profissional. As considerações baseiam-se em reflexões sobre diferentes situações de ensino, planejadas e conduzidas por nós, que incluem aperfeiçoamento de professores e formação de multiplicadores desse processo, entre outras. Assim, são relacionadas algumas ações concretas, organizadas para contemplar a competência científica e a habilidade didática do professor.
Palavras-chave: Formação de professores - Planejamento pedagógico - Conhecimento científico - habilidade didática.
1 INTRODUÇÃO o aprendizado do conteúdo da disciplina sempre foi considerado um requisito fundamental do professor de Ciências. O ensino como transmissão de conhecimentos privilegiava a profundidade do conhecimento do aluno relacionando-os diretamente com a qualidade da aprendizagem dos estudantes.
Gouveia1, relaciona que
I GOUVEIA, M.S.F. Cursos de ciências para professores de primeiro grau: elementos para uma política de formação continuada. Tese (Doutorado). Campinas: Faculdade de Educação da UNICAMP, 1992. p. 76.
2
nas décadas de 60 e 70 o desenvolvimento de recursos tecnológicos e didáticos quase autônomos e a focalização do professor como gerente dos recursos e fonte de motivação da aprendizagem dos estudantes obscureceu de certa forma a importância do conhecimento científico do docente em favor de habilidades de organização. Neste período o Banco Mundial financiou a realização de alguns projetos didáticos considerados "à prova de professor", nos quais a qualidade do conteúdo ensinado devería ser garantida pelo material distribuído aos alunos e a