Apostila de combate a incêndio
Princípios básicos de prevenção e combate a incêndio
1. Química do fogo
1.1 - Triângulo do fogo
Para que haja combustão ou queima devem estar presentes e devem atuar três elementos. O primeiro é o combustível, aquilo que vai queimar e transformar. O segundo é o calor, que dá inicio à combustão, que faz começar o fogo. O terceiro é o oxigênio, gás existente no ar, respirável, que é chamado de comburente. Esses três elementos são denominados elementos essências do fogo.
Isso significa que se faltar um deles não haverá fogo.
Como são três os elementos essências do fogo, se forem representados por três pontos e se forem ligados, ter-se-á o que é chamado triângulo do fogo.
1.2 - Rompimento do triângulo do fogo:
O rompimento do triângulo do fogo, isto é, a extinção do fogo é provocada por uma das três práticas:
• Retirada do material combustível; • Resfriamento; • Abafamento;
[pic]
2. Iniciação do fogo
2.1 - Ponto de fulgor
É a temperatura mínima em que um corpo desprende gases que se queimam em contato com uma fonte externa de calor, não havendo duração prolongada na queima, por não serem os gases em quantidade suficiente.
2.2 - Ponto de combustão
É a temperatura na qual um corpo emite gases em quantidade suficiente para que haja chama permanente, quando houver contato com uma fonte externa de calor.
2.3 - Ponto de ignição
É a temperatura na qual os gases desprendidos por um corpo entram em combustão sem o auxílio de fonte externa de calor. Somente a presença do oxigênio é suficiente.
3. Transmissão de calor
O conhecimento das formas pelas quais o calor se transmite é da mais alta importância, porque é através da propagação do calor que os focos de incêndio iniciam ou alastram-se.
A transmissão do calor ocorre pelas seguintes formas:
• Condução – o calor se propaga de um corpo para o outro por contato direto ou através de um meio