Metodologia do ensino de literatura
O texto literário é, historicamente, um retrato da sociedade de uma época e faz parte do relato de um autor a respeito do momento da nossa história em que viveu, seus conflitos, aflições, enfim, é a representação mais significativa que temos de nossa identidade nacional.
Tendo em mente essa relação histórica existente entre literatura e uma determinada época, é necessário apresentá-la ao aluno para que ele se familiarize com cada época literária e perceba que ela representa o modo de vida de toda uma geração, seus anseios, desejos e conflitos e mostrar a ele que atualmente a literatura também funciona como tal.
O trabalho com o texto literário deve considerar a contextualidade, afinal é através do conhecimento do período em que um texto foi construído e de seus antecedentes que o aluno terá facilitado o seu entendimento acerca desta ou daquela construção literária.
Tão importante quanto apresentar os conteúdos literários, apresentar as características de uma escola literária ou saber diferenciar um texto pertencente a um estilo literário de outro é fazer uma leitura da construção literária a ser analisada com os alunos, fornecer a ele informações a respeito do que vai ser lido para que ele esteja preparado para encontrar no texto as respostas de que precisa para construir sentido.
Considerando que a construção de sentido é o ponto principal do ensino atualmente, com a literatura não poderia ser diferente. É através dela que o aluno entrará em contato com as diferentes culturas de diversas épocas, assim como é através de seu estudo que formamos leitores e que contribui-se com o processo de Letramento dos educandos.
Além dos aspectos acima apresentados, é primordial o estudo das funções e das figuras de linguagem, dos gêneros e tipos textuais para que o aluno compreenda o texto que leu.
As funções de linguagem são importantes porque trazem, embutidas em si, a finalidade de cada texto, um texto pertencente a função poética