Gerenciamento de dispositivos
Gerência de Dispositivos
Introdução
* Uma das principais e mais complexas funções do Sistema Operacional. * Implementada através de uma estrutura de camadas de software e hardware. * Procura oferecer uma interface simples e confiável para o usuário e a aplicação. * Esconde das camadas superiores, detalhes das camadas inferiores. * Dividido em dois grupos: * O 1o Visualiza os dispositivos de um modo único. * O 2o é específico para cada dispositivo. * A maior parte da gerência de E/S trabalha independentemente de dispositivo, permitindo a comunicação dos processos com qualquer tipo de periférico, proporcionando maior flexibilidade.
Operações de Entrada/Saída * O sistema deve tornar a tarefa o mais simples possível. * Independência de dispositivos - o sistema deve se comunicar com qualquer tipo de dispositivo conectado ao computador. * Acesso à dispositivos através bibliotecas. Linguagens de auto nível permitem portabilidade, como C ou Pascal. * A independência de dispositivos deve ser realizada através de system calls, chamadas de system calls de entrada/saída, presentes na camada de mais alto nível implementada pelo sistema operacional. * Permite o usuário acessar os dispositivos sem se preocupar com detalhes. * A comunicação é feita através das bibliotecas e System Calls através de parâmetros. * Objetivos da System Calls, neste caso, é esconder do programador características associadas à programação de cada dispositivo.
Subsistema de Entrada/Saída * Funções * Realizar funções que são comuns a todos os dispositivos. * Criar uma unidade lógica de informações independente de dispositivos e repassá-la para os níveis superiores. * Implementar todo o mecanismo de proteção de acesso aos dispositivos. * Mapear o nome do dispositivo com seu respectivo driver. As camadas superiores acessam o dispositivo através deste nome. * Controlar os