Gerenciamento de dispositivos
R: Suportar o uso de memória virtual pode significar uma redução de custo que o usuário teria para expandir a memória RAM do equipamento, uma vez que este tipo de memória utiliza o espaço presente no próprio disco rigido, porem o SO deve prever quais as páginas referenciadas que devem ser mantidas na memória de forma a minimizarmos as interrupções por falta de página.
2. Como funciona a memória virtual?
R: A memória virtual combina a RAM do computador com espaço temporário no disco rígido.Quando a RAM fica insuficiente, a memória virtual move os dados da RAM para um espaço chamado arquivo de paginação.Isso libera a RAM para que o computador possa concluir seu trabalho.
3. Compare as técnicas Overlay e Swapping.
R: Overlay: o programa é subdividido em módulos com execução independente, que utilizam a mesma área de memória
Swapping: processo necessita estar na memória para ser executado; Um processo pode ser temporariamente movido para fora da memória (backing store) e então trazido de volta para a memória para continuar a execução e a maior parte do tempo de swap é tempo de transferência; tempo de swap é proporcional ao tamanho do processo.
4. Que razões podem exigir o início do swapping?
R: O início do swapping pode ocorrer quando não há mais espaço em memória para execução de tarefas, iniciando assim o rodízio de processos.
5. Explique as diferenças entre paginação e segmentação:
R: Paginação: A paginação permite que o programa possa ser espalhado por áreas não contíguas de memória.
Segmentação: Técnica de gerência de memória onde programas são divididos em segmentos de tamanhos variados cada um com seu próprio espaço de endereçamento.
A principal diferença entre a paginação e a segmentação é a alocação da memória de maneira não fixa, a alocação depende da lógica do programa.
6. O que são