Gerenciamento de mem ria em dispositivos móveis
Miquéias Santos da Silva1
1Gradução em Sistemas de Informação – Universidade Salvador Feira de Santana, BA – Brasil
falecom@miqueiassantos.com.br
1. Sistema Operacional Mobile
Assim como os computadores precisam de um sistema operacional para funcionar, como o Windows, o Linux e o Mac OS X, os smartphones possuem softwares semelhantes, que são responsáveis por administrar todos os programas (no caso, os aplicativos) e funções que ele venha a oferecer.
O sistema operacional é a plataforma de interação entre o usuário e o celular, onde todos os seus aplicativos serão armazenados e irão rodar. O sistema operacional possui acesso à memória e coordena a utilização desta por processos dos usuários e garante a utilização segura da mesma. Grande parte dos sistemas operacionais utilizam o conceito de memória virtual. O sistema deve portanto assegurar que cada processo tenha seu próprio espaço na memória, prover a proteção deste espaço para que não haja a subscrição e utilização por outro processo e possibilitar que uma aplicação não utilize mais memória que a existente fisicamente.
Hoje, no mercado, temos alguns sistemas que se destacam pela qualidade e popularidade os quais falaremos a baixo sobre como eles realizam o processo de gerenciamento de memória.
2. Android
Android é um sistema operacional móvel (SO) baseado no núcleo linux e atualmente desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; com interface específica para TV (Android TV), carro (Android Auto) e relógio de pulso (Android Wear). O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual. Apesar de ser principalmente utilizado em dispositivos com tela sensível ao toque,