NOC - Monitoria de Redes
LUÍS OTÁVIO DE FIGUEIREDO MORENO TAVARES – luisotaviotavares@hotmail.com
JORGE DE ALBUQUERQUE – jorgedealbuquerque@hotmail.com
Tecnologia da Gestão da Tecnologia da Informação
ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE REDES (NOC)
Orientador(a): Profa. Claudia Daher Nader
Faculdade Novo Milênio
Resumo
Esse artigo foi elaborado com a proposta de mostrar a importância e necessidade de investimento em serviços de gerenciamento e monitoria da rede em empresas informatizadas, bem como monitoria de processos de negócios que afetam diretamente os negócios de uma empresa com rede estruturada e totalmente informatizada. Foram abordados os requisitos técnicos para que se haja necessidade de implantação do serviço, as funções dos administradores e controladores de rede e os benefícios gerados para os negócios e de uma visão geral do serviço.
O tema foi escolhido, baseado na vivência real de um dos integrantes com administração e gerenciamento de rede. Também devido a importância do tema para os atuais ambientes corporativos, onde há redes de computadores que necessitam de gerenciamento de desempenho e capacidade dos seus serviços afim de promover a não interrupção dos mesmos e implantar um serviço que, traga melhoria contínua para seus processos no ambiente de rede.
Introdução
Uma rede é composta de muitas e complexas peças de hardware e software que se comunicam digitalmente umas com as outras, desde os enlaces, comutadores, roteadores, hospedeiros e outros dispositivos, que controlam e coordenam esses componentes que formam uma rede corporativa. Kurose (2006) explica que, “quando centenas ou milhares desses componentes são montados em conjunto por alguma organização para formar uma rede, não é nada surpreendente que ocasionalmente eles