Metodologia do ensino da literatura infantil
Devido à dificuldade encontrada pelo professor de formar leitores mais ou menos competentes é que o trabalho com a literatura infantil na escola desemboca fatores que mostram o papel da sociedade em pensar e agir, enquanto produtos culturais e valores regido pela globalização e pelo acesso fácil as informações, que influenciam direto na escola.
Capitulo 1- Funções da literatura
Fator de ordem cultural: Linguagem literária tem a ver co o inconsciente, com a reprodução do real e com a palavra em estado de arte, Escrever um texto literário combina-se esses três elementos, o leitor tem que conhecer diversos modos de ver e entender a realidade, tendo o prazer da beleza e das descobertas feitas.
Fator de ordem educacional: A escola ensina a ler e a escrever como fundamento, tais ações conhecem a língua e seus usos sociais, isso não significa que todos nós alfabetizados sabemos escrever literatura, poucos fazem, um bom texto literário faz com que o dito de todos os dias fique mais bonita e falam de assuntos e personagens que não são de nossa vivencia. Cabe a escola promover a crescimento do leitor, e a ela e aos professores mostrar a diferença que um texto literário traz.
O termo literatura foi aplicado para diferenciar e classificar textos de escrita imaginativa no final do século, XVIII, (18) com algo parecido ao que nós atribuímos a essa palavra hoje, Madame de Staël foi quem defendeu a idéia de especificar o texto literário em relação a outros textos escritos, com a obra Sobre a literatura considerada em suas relações com as instituições sociais, Ela diferenciou textos escritos em Frances pelo modo de tratar a realidade, textos científicos que descreviam a realidade apoiados no raciocínio lógico e são diferentes do literário que constroem uma realidade paralela apoiados em imaginação. O literário trás a marca da invenção e da quebra de padrões de escrita e de representação do mundo e do homem, já a ciência procura