Metodologia de pesquisa científica
BELO HORIZONTE - 2009
ASPECTOS TÉCNICOS DA METODOLOGIA EM PESQUISA CIENTÍFICA
O presente trabalho visa identificar os elementos da metodologia em pesquisa científica aplicados no artigo:
Televisão, Mundo da Vida e Mobilidade Simbólica: A favela e seus moradores na visão de adolescentes de autoria de Simone Maria Rocha.
BELO HORIZONTE – MAIO/ 2009
I- Artigo estudado:
Televisão, Mundo da vida e Mobilidade Simbólica:
A favela e seus moradores na visão de adolescentes.
Autora: Simone Maria Rocha
II- Sinopse O artigo trata das produções exibidas pela mídia e suas implicações tanto na reprodução de estereótipos dos moradores de favela quanto da solvência desses estereótipos. Em outras palavras, o autor pretende com o artigo evidenciar o modo pelo qual a televisão colabora tanto para a cristalização, quanto para o questionamento dos conhecimentos pré-reflexivos.
O universo da pesquisa situa-se na minissérie Cidade dos homens, que segundo a autora mostra o morador da favela de outro modo, ou seja, de um modo mais complexo, que escapa a associações mecânicas que liguem violência e criminalidade nas favelas.
A idéia foi interagir a minissérie com grupos de adolescentes, moradores e não - moradores de favelas do Rio de Janeiro e Belo Horizonte e investigar a relação que esses atores estabelecem entre aspectos de seu conhecimento de fundo e a recepção televisiva.
III- Objeto de estudo: A mobilização simbólica por meio das mídias em relação aos grupos de excluídos.
IV- O problema analisado (a pergunta): Em que medida as mídias cristalizam pensamentos estereotipados (o mundo da vida) ou os modificam, dentro de contextos socioeconômicos e culturais distintos, sobre os grupos de excluídos?
V- Teoria envolvida: Segundo palavras da autora do artigo: “Nas últimas décadas,