Trabalhos on line
Os cigarros contem mais de 40 substâncias cancerígenas que aumentam o risco de câncer na: Boca, pulmões, esôfago, estomago, rins, bexiga, colo do útero, etc.
Fumar eleva o risco de rugas prematuras e de celulite e interfere na cicatrização de feridas, aumenta a pressão arterial, aumenta a freqüência cardíaca, reduz o colesterol bom (DLH), aumenta a acidez do estômago, irritação e inflamação dos olhos, garganta e vias aéreas.
DEPENDÊNCIA
A nicotina causa dependência por meio de processos biopsicossociais parecidos com os da cocaína, álcool e heroína.
· O cérebro dos viciados em nicotina tem grande número de receptores que dependem da nicotina para funcionarem bem.
· A nicotina atinge o cérebro em menos 10 segundas e causa a liberação de DOPAMINA, ENDOFIRNAS, essas substancias são responsáveis por sensações de prazer, melhora da concentração, melhora do humor e redução dos sintomas de abstinência (falta de tabaco)
O DEPENDENTE DA NICOTINA APRENDE E ACREDITA QUE O CIGARRO:
· “preenche vazios internos”,
· “é companheiro”,
· Ajuda a lidar com estresse,
· Ajuda a lidar com os sentimentos positivos ou negativos,
· Facilita as interações sociais e leva á sensação de segurança.
· Entretanto, a maioria desses falsos benefícios do tabagismo deve-se ao fato de que o viciado desenvolve tolerância á nicotina e piora o funcionamento do cérebro na sua ausência.
· Mais de 90% dos fumantes são dependentes da nicotina e tornam-se dependentes antes dos 18 anos.
BENEFICIOS AO PARAR DE FUMAR!
· Melhora da capacidade física,
· Melhora do gosto pelos alimentos,
· Melhora do alfato,
· Redução do risco de câncer,
· Redução do risco de doenças respiratórias,
· Término do hálito do tabaco,
· Redução dos gastos com a saúde,
· Economia por não comprar cigarro,
· Aumento da expectativas de vida,
· Um grande exemplo para amigos, familiares, em especial filhos e netos.
VEJA O QUE ACONTECE APÓS VOCÊ FUMAR O
ULTIMO CIGARRO DA