Metodologia de Inoculação de Sclerotinia Sclerotiorum
¹Lucas Y. Uemura, ¹Luis C. Nascimento Jr., ¹Nathalie Bonassa, ¹Maria Heloisa Duarte de
Moraes
¹Departamento de Fitopatologia e Nematologia, LFN – ESALQ lucasyudiuemura@usp.br / Rua Trajano Reis 185 bloco 3 apartamento 26 CEP: 05541-030 São Paulo-SP
4. Resultados
1.Resumo
The sanitary and physiological qualities of soybean seeds are determining factors for the establishment of appropriate stands. This research aimed to evaluate the soybean seed performance and plants growth after seed inoculation with Sclerotinia sclerotiorum. Seed germination and seed health test were evaluated. The performance of soybean seeds and their growth achieved better results in treating 24 +BDA + Sclerotinia sclerotiorum.
2.Objetivo
Sclerotinia sclerotiorum, importante patógeno da cultura da soja, pode ser transmitido via semente. Embora seja um fungo de alta periculosidade, sua incidência é baixa, em torno de 0.1%. Dessa forma, é dificultada a realização de estudos, visando o controle do patógeno nas sementes. Portanto, o presente trabalho teve o objetivo de avaliar o melhor substrato e tempo de contato, do fungo com as sementes. Visa-se, com isso, um nível de incidência do patógeno que não afete a germinação.
3.Metodologia
Figura 1: Metodologia de inoculação
Após o contato e secagem das sementes, foram realizados os testes de sanidade, através do método do neon (Brasil 2009b) e de germinação, rolo de germinação (Brasil 2009a).
Para o teste de sanidade, foram utilizadas as sementes inoculadas com Sclerotinia sclerotiorum; metade foi submetida à assepsia superficial com hipoclorito de sódio a 1% por 3 minutos.
No teste de germinação, foram comparados estes mesmos tratamentos e, também, as sementes que permaneceram em contato com os substratos sem o fungo e as sementes não submetidas a contato
(testemunha).
O