metodologia de estudo em Administração
Atividade: Ler um artigo e responder as topicos
Aluno(a): Alisson Souza de Araújo
Turma: A
Professor(a): Renato Luis Pinto Miranda
Tutor(a): Jair Barbosa Junior e Santos
Data: 07/05/2014
NOME DA REVISTA: Sobrepeso e Obesidade Infantil: Influência de fatores Biológicos e Ambientais em Feira de Santana, BA.
AUTORES: Ana Mayara A. de Oliveira, Eneida M. M. Cerqueira, Josenira da Silva Souza, Antônio Cézar de Oliveira.
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2/Abril/2013.
ENDEREÇO ELETRONICO: www.abeso.org.br/pdf/obes_emfeira_desantana.pdf
TEMA DA PESQUISA: Sobrepeso e Obesidade Infantil.
FORMA DE ABORDAGEM DO PROBLEMA: A forma utilizada foi à pesquisa quantitativa.
CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA QUANTO AO OBJETIVO: O texto apresenta objetivos explicativos, pois busca identificar fatores determinantes e contributivos para o acontecimento do fenômeno.
PROCEDIMENTOS UTILIZADOS PARA COLETAR DADOS: Técnica de entrevista e a técnica do questionário comportamental, com perguntas com respostas abertas.
ESTRATEGIA UTILIZADA NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Foi realizada uma entrevista com questões idênticas, tanto para as crianças quando para os adultos. Foi realizado dessa maneira com o objetivo de confirmar a validade das respostas. A entrevista tinha o objetivo de analisar os seguintes fatores: biológicos, psicológicos e socioeconômicos.
RESULTADOS OBTIDOS NO ESTUDO: Obesidade foi significativamente associada com: 1) níveis elevados de escolaridade do genitor e genitora; 2) alta renda familiar e; 3) presença, nas residências, de TV, computador, telefone e videogame. A associação não foi significativa para: 1) sexo; 2) grupo étnico; 3) faixa etária; 4) história de mudança de cidade e/ou escola; 5) passado de aleitamento materno; 6) consumo de frutas e de doces em alta frequência (3x/semana no mínimo); 7) opção preferencial por alimentos com alto valor calórico; 8) predileção por