Metodologia de Entrevista
Metodologia Científica
Rio de Janeiro / 2014
MÉTODOLOGIA de entrevista resumo A entrevista é um dos métodos jornalísticos de maior gabarito para qualquer pessoa que conviva no ambiente de imprensa. Este artigo busca elucidar o leitor, fazendo com que o mesmo perceba as melhores formas de conduzir uma entrevista. Comentamos todos os métodos de entrevista, focando no jornalista, no convidado, na sua forma de realização e nos seus objetivos, respectivamente. palavras-chave: Entrevista; Jornalista; Mídia; Entrevistador; Entrevistado; Imprensa.
INTRODUÇÃO
Neste artigo, debateremos sobre os tipos, maneiras, e a importância de se construir uma entrevista. Nosso objetivo é elucidar o leitor que busca a melhor maneira de conduzir seu diálogo em meio ao ambiente de trabalho. Especificamos suas divisões e seus métodos, indicando a melhor forma para o jornalista guiar-se em distintas situações. Baseando-se em pesquisas qualitativas, este artigo têm como base os métodos de aplicação e seus resultados.
1 entrevista quanto aos entrevistadores
É o meio de entrevista onde os entrevistadores definem qual será o diferencial daquele conteúdo, regulando-se através da pauta, ou até mesmo da melhor maneira que a entrevista pode ocorrer. Para esta ocorrer, é necessário o mínimo para uma entrevista padrão, podem alongar-se ou adaptar-se da melhor forma de acordo com o jornalista.
1.1 Entrevista individual
É o modo de entrevista mais simples que existe. Faz-se necessidade de apenas um único entrevistador e, também, de apenas um entrevistado, independente de local ou meio de contato. Basicamente se define pelo olho no olho, uma entrevista padrão.
1.2 Entrevista em grupo
Diferente da individual, esta se denota pela realização de um debate onde várias pessoas concedem entrevista a um ou vários jornalistas. É possível subdividir o método de entrevista em grupo em outras duas camadas: Enquete e Pesquisa. Leva-se em