censura na internet
A censura na internet diz respeito ao controle ou desaparecimento de uma publicação ou acesso de informação.
Os motivos para a censura podem ser vários, indo desde o desejo de proteger crianças contra contéudo indevido a tentativas autoritárias de controlar o acesso de um país à informação.
A censura na Internet não é apenas uma ferramenta de acesso governamental ou paterna, pois existem diversos produtos de software disponíveis no mercado para limitar o acesso a sites indesejados.
De seguida serão apresentados os diferentes tipos de censura practicados na Internet.
Censura Doméstica
É de conhecimento geral que a Internet é um mundo vasto de informação, e de contéudos menos próprios para as crianças, como a pornografia e a violência. Os pais cujos filhos constumam frequentar a Internet, ficam sempre com receio que acabem por parar em sites deste género, e por isso recorem a soluções de software para estes casos.
A maior parte dos filtros de Web empregam duas técnicas: listas negras e bloqueio dos termos de busca. As listas negras consistem numa relação de sites que os criadores do filtro consideram indesejáveis, e qualquer tentativa de visitar um site que conste nessa lista mostra-se sem sucesso. Com o bloqueio dos termos de busca, o serviço procura os termos, na página web que o utilizador tente visitar.
Outra opção é a instalação de um firewall, que oferece protecção contra conteúdo perigoso ou indesejado. Agem como uma barreira entre a Internet e a rede do computador, permitindo apenas a passagem de contéudo seguro.
Censura Empresarial
Algumas empresas adoptam políticas de bloqueio à Internet. Uma das razões é a intenção de aumentar a produtividade, pois apesar de os funcionários usarem a Internet para fins de pesquisa ou comunicação, existem conteúdos (contéudos sexuais, humor, redes sociais, blogs, etc) que não condizem com um ambiente produtivo.
Uma das preocupações das empresas, neste tema, é o assédio. Caso algume