Metodologia das Ginasticas
Os valores olímpicos estão intimamente ligados ao século XX e os valores que governar. Embora o esporte começasse no século XIX, pode-se dizer que assumiu a sua popular e universal no século XX, especialmente no segundo semestre, devido em parte, à expansão da modernidade ocidental, o que temos assistido nos últimos anos cinquenta, e a expansão global do próprio Movimento Olímpico. Assim, vimos o papel central deste movimento para a globalização a partir de um determinado conjunto de práticas esporte e valores relacionados com o desporto.
Outra razão para a ligação entre os valores olímpicos e do século XX é o fato de que nós já passamos por um período de mudanças muito acentuadas, em que grande parte da reflexão sobre a permanência e alterar os valores do mundo em que vivemos aponta para uma crise nas crenças e pressupostos em que se baseia. Para começar, brevemente, os chamados "valores olímpicos" serão analisados como uma forma de expressão e possível configuração do humanismo e da modernidade ocidental. no segunda parte, o fio da discussão que teve lugar sobre mudanças ou crise os valores que norteiam o mundo moderno, fatos que poderiam ser considerados para indicar possível reconfiguração dos valores olímpicos. Vou concluir com uma análise de como fundamentos intelectuais da própria Olimpíada forneceram material para refleti-la sobre a permanência e a importância dos valores olímpicos no século XXI dentro de um contexto de continuidade e mudança. Desta forma, tenho a intenção de olhar para os valores Olímpicos na sua dimensão de processo.
Vista em perspectiva aparece afirmação precisa de DaCosta (2002) que o Olimpismos suportes eleições inerentemente paradoxal decorre da natureza dos seus objetivos declarou. Essa atitude já está na base do trabalho intelectual Coubertin, e que parece basear-se no quadro teórico da filosofia ecléctica.
De seus anos de formação, o Movimento Olímpico tem vivido com a necessidade de articular concorrência