Administração
Adriana Lima Brito*
RESUMO
Este trabalho busca apresentar uma necessidade de melhorias nos projetos desenvolvidos pelaSSP/BA através da implementaçãodo Escritório Corporativo (PMO) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia - SSP/BA. Para tanto apresenta um histórico sobre qualidade no Brasil e no Mundo, os conceitos relacionados à qualidade e implementação de PMO. Além dos desafios da Gestão Pública e dos gerentes de projetos em transformar suas demandas em projetos utilizando os métodos e príncipios da qualidade.
Palavras-chave: PMO. Projetos. SSP. Gestão Pública. Qualidade.
* Pós-graduanda em Gestão de Projetos Graduada em Administração Universidade Estadual da Bahia E-mail: adrianalimabrito@yahoo.com.br
1 INTRODUÇÃO
A crescente conscientização da sociedade impõe mudanças nas organizações. A busca por vantagem competitiva propicia o desenvolvimento de um modelo de gestão da qualidade.
Qualidade é um conceito espontâneo e intrínseco a qualquer situação de uso de algo tangível. Como conceito, conhece-se a qualidade há milênios. O seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva, pois é influenciado por diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado, necessidades e espectativas de cada indivíduo. Esta ligada à percepção individual de um determinado produto ou serviço.
A abrangência da qualidade nas atividades organizacionais pode ser percebida em responsabilidades que se agregam à área, transformadas em regulamentos internos e processos de aprimoramento dentro das organizações.
O setor público tem acompanhado as tendências das organizações do setor privado, e neste sentido, implementado escritórios de projetos em suas secretarias. Um esforço de manter toda a propriedade intelectual relativa à gestão de projetos e de ativamente sustentar o planejamento estratégico da corporação.
Sabe-se que a dificuldade em conseguir verbas para custear as suas demandas é